segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Itália quer tirar trintões das casas dos pais


O ministro da Economia da Itália, Tommaso Padoa-Schioppa, propôs isenção fiscal para que italianos na faixa dos 30 anos saiam da casa dos pais. No país, um terço dos homens nessa faixa etária ainda vive com a família.

O ministro está oferecendo uma dedução de imposto no valor de US$ 1.411 para jovens que alugarem um imóvel. O dinheiro é uma tentativa de induzi-los a se tornarem independentes. “Precisamos mandar os ‘bamboccioni’ para fora de casa”, disse o ministro.

Os comentários provocaram polêmica entre políticos de esquerda e direita se apressando para defender os jovens que, segundo eles, não são culpados pela economia estagnada e pela disparada dos preços. “Essa gafe absurda mostra que ele não sabe o quão precária é a situação que aflige uma geração inteira”, disse Franceso Caruso, membro do governo de coalizão de Romano Prodi.

Isabella Berolini, do partido de direita Forza Italia, exigiu que Prodi repreenda seu ministro pelas palavras “ofensivas”, enquanto o líder sindical Guglielmo Epifani declarou que o aumento do custo de vida significava que a dedução fiscal não era suficiente para ajudar os jovens.

Muitos terminam seus estudos após os 20 anos e depois precisam sobreviver fazendo estágios em troca de um magro salário ou sob contratos de trabalho de curto prazo, enquanto homens na faixa de 50 a 60 anos se apoderam dos melhores empregos. Os preços exorbitantes dos aluguéis tornam extremamente difícil para os jovens italianos articularem seu próprio espaço de vida.

Fonte: O Estadão

Nenhum comentário: